Projeto "Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação"


Esta base de dados é resultado do projeto de extensão "Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação" (2016-2019. O projeto objetiva viabilizar o levantamento, a análise, a investigação, a informatização, a organização e a difusão do Acervo Artístico da UFMG. Nossa meta é preservar e difundir o acervo por meio da elaboração e implantação de um sistema integrado de informação do AAUFMG, o qual poderá ser estendido posteriormente a todo o patrimônio cultural e científico da Universidade.

Pautada pelos protocolos internacionais e pelas melhores práticas nos campos da Museologia e da Preservação, a inventariação está sendo o primeiro passo para se (re)conhecer o acervo. Esse processo deve ser realizado de maneira sistemática e continuada, segundo metodologia instituída e contando com uma periodicidade para revisão de informações e armazenamento de dados. A documentação e disponibilização do acervo devem ser consideradas um dever das universidades públicas comprometidas com a democratização do conhecimento.

Até o momento foram inventariadas 314 obras, que disponibilizamos aqui para consulta. À medida que avançarmos com a inventariação, iremos acrescentar novos dados e novas obras.